Os cálculos devem ser elaborados com rigor técnico, não devem apresentar erros ou omissões que venham a prejudicar a parte interessada e devem contemplar todos os seus direitos, sustentando a sentença transitada em julgado.
Com o constante crescimento da complexidade dos cálculos de liquidação, a delimitação do que foi decidido e a escolha dos critérios a serem seguidos são tarefas mais difíceis para o calculista, além de lidar com a técnica da interpretação jurídica.
A apresentação de cálculos de liquidação, seja para o juiz, seja para as partes, deve ser o mais inteligível, exata, e íntegra possível, com estilo adequado, preciso, objetivo e claro para possibilitar a comunicação efetiva com aqueles para quem o laudo é preparado.
A identificação clara das opções adotadas nas contas e o controle de suas conseqüências são um direito das partes, por isso a sua apresentação deve indicar de forma clara quais foram os modelos utilizados, permitindo que sejam eles identificados e eventualmente impugnados.
Disponibilizamos na íntegra, o artigo completo para download:
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA